Cenas literárias. Textos cenográficos. Relações improváveis entre futebol e culturas inúteis. Ou mera imaginação.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Carta de boas intenções


Um jogo bem movimentado. Os dois times tiveram atitude. Cada seleção, com seus talentos e defeitos, foi dedicada.

O Paraguai foi time de bola rápida e errou muitos passes. A Itália foi um time de muitos jogadores fazendo pressão e abriu muito espaço. O jogo foi interessante por causa da diferença de estilos e de nível de jogadores.

O Paraguai vem de boa zaga. Alcaraz e Vera. Lembrou um pouco a zaga de 1998, com Gamarra e Ayala. A Itália é um time de bons jogadores e o Marcello Lippi sabe das coisas.

São duas seleções bem-intencionadas e provavelmente seguirão para a próxima fase. E ver mais pra frente.

Em tempo: as torcedoras mais bonitas da copa até agora foram as italianas. Lindas e de cachecol. Segundo estatísticas da FIFA, a maior parte delas é pra casar.

Aprendizado oriental


Uma das curiosidades do jogo foi ver um confronto étnico: africanos e orientais. São tipos diferentes de seres humanos. Foi interessante ver um zagueiro negão de 1,89m marcando um japinha de 1,70m.

Foi mais um jogo morno, tendência dessa primeira fase. Velocidade alta e bola pouca.

O Japão é mais organizado e já é experiente. Soube aproveitar. Os Camarões são ingênuos e o Etoo é um solitário. Correram o quanto puderam.

Preocupa a baixa esperança das seleções africanas até agora. O continente merece.

...

Em tempo: Arrisco-me a dizer que muita da malandragem que o Japão apresentou hoje tem relação com o aprendizado que Zico ofereceu enquanto era treinador. O Felipão também fez isso por Portugal.

A reinvenção da roda


O confronto entre essas duas seleções recomenda uma consulta aos arquivos.

De acordo com a literatura da bola, o Carrossel Holandês (1974) foi um esquema inovador, que revelou grandes craques. Era realmente um time agradável de se ver. Fazia e tomava gols.

De acordo com os álbuns de figurinhas, a Dinamáquina (1986) foi reconhecida pela sua inovadora movimentação em campo. Foi o primeiro esquema 3-5-2. Uma nova máquina.

Reinventaram uma vez. E desde então não ocorreu muita coisa na história das duas.

São dois times que despertam muito mais curiosidade do que confiança.

...

Em tempo: O uniforme da Laranja é sempre é sensacional.