Cenas literárias. Textos cenográficos. Relações improváveis entre futebol e culturas inúteis. Ou mera imaginação.

sábado, 12 de junho de 2010

Intolerância auditiva

A vuvuzela incomoda pouco mais do que um pernilongo.

Esse pode jogar no meu time


Vincent Enyeama, goleiro da NIgéria, o único cara que parou o Messi hoje. Fez milagres. E o Messi só mandava a bola no trinco. Foram pelo menos 6 defesas impossíveis.

Direito Inglês x Direito Americano


Os americanos tinham direito a sonhar. E com razão. Os Estados Unidos disputam a sexta copa seguida e sempre evoluindo na classificação final e no quesito futebol. E o vice-campeonato da Copa das Confederações, depois da grande apresentação diante do Brasil, certamente animou o grupo.

Os ingleses tinham direito a manter a pose. Os campeões mundiais têm o peso da camisa e da história. Uma liga fortíssima da Europa, onde os bons jogadores freqüentam. Mas, a Inglaterra ganhou seu titulo em 66. Desde então freqüenta o bloco intermediário em quase todas as copas. Sempre com time bom, mas que não ganha.

Se os Estados Unidos começassem vencendo o jogo mais difícil da sua chave, seria um pé na segunda fase. A Inglaterra é uma das seleções consideradas favoritas e começar ganhando causaria uma boa impressão. Mas o empate ficou de bom tamanho.

Os americanos continuam sonhando com a boa campanha. Os ingleses saíram ilesos e seguem importantes. Todo mundo no seu direito.

Civilizadamente.

...

Em tempo: Existem lances que marcam na carne um jogador de futebol. O frango do goleiro Green, da Inglaterra, é simplesmente uma tragédia. Um jogador que disputa uma Copa do Mundo está no auge sua carreira. Fazer aquilo na frente do mundo inteiro é um castigo...

Dom


Diego Maradona começou ganhando. Antes do jogo, pensava-se que finalmente chegara a hora dele dizer ao que veio. Um técnico que até agora teve sua capacidade questionada, que limitou-se a ser o chefe do time argentino.

Ele implantou no seu grupo um tipo de clima semelhante ao que foi a Democracia Corintiana. Amizade, compromisso e generosidade entre todos. O ambiente interno parece ser bom e os jogadores são excepcionais.

E Maradona apareceu bem na foto. Elegante e orgulhoso. Provavelmente, sem cocaína, como no último encontro que ele teve com a seleção da Nigéria, em 1994.

Elegante também foi sua maneira de montar o time, com 3 atacantes. Talvez, a única seleção que pode usar essa formação na Copa da África.

Maradona foi o cara hoje.

Vale lembrar que, apesar da rivalidade tola, o Maradona não é o Pelé da Argentina. É muito mais. Lá, ele é um semideus. Idolatria mesmo.

Dom Diego, com aquela estampa de príncipe portenho, numa hora dessas, em Buenos Aires, já é candidatíssimo a deus.

...

Em tempo: Dizem que são palavras do Maradona, depois da vitória na partida de estréia, contra a Nigéria:

- Vocês jogaram muito bem. Vou cumprir a promessa de liberar o sexo na concentração. Podem começar o troca-troca.

Um cadeado imaginário


Muitos países são associados a algum tipo de produto. Normalmente, são coisas que eles fazem muito bem. Como o relógio suíço, o vinho francês, o azeite português, a massa italiana, o uísque escocês e mais um monte. Tem também o cadeado grego.

Por isso a escola de futebol da Grécia é daquele jeito. Os caras jogam com pelo menos 9 jogadores atrás da linha da bola o tempo todo. Movimentos compactos e articulados na defesa. Sempre ruins de bola, mas especialistas em atrapalhar o jogo alheio.

Sempre foi assim. Joga duro e marca muito, mas entrega o ouro. É a escola de futebol grega.

...

Em tempo: Dizem que a Grécia também produz filosofia.

Comunicação e negócio futebol

Os grandes veículos de comunicação do mundo se encontram no assunto Copa do Mundo. Muitos são parecidos pelo tema literalmente comum. Mas esse material do Jornal Marca, da Espanha, é fantástico. Tecnologia de ponta e organização da informação.

Vale a pena navegar um pouco. Segue link:

http://www.marca.com/deporte/futbol/mundial/sudafrica-2010/calendario.html

Publicidade e negócio futebol

O negócio futebol é bilionário. Pode-se imaginar quanto dinheiro rola para colocar uma marca numa copa. Adidas e Nike, as gigantes adversárias do material esportivo, disputam na publicidade também. Dois filmes sensacionais. Cinema puro.

Seguem os links:

http://www.youtube.com/watch?v=s8DloNS_PXw

http://www.youtube.com/watch?v=tUyizycyxTI