Cenas literárias. Textos cenográficos. Relações improváveis entre futebol e culturas inúteis. Ou mera imaginação.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Compactos da 3a rodada – Grupo E




Holanda
Venceu os três jogos e visivelmente está acertando o time durante a copa. Ainda não é um futebol vibrante, como esperado, mas já está encorpada. Em outras partidas, mostrou-se inteligente para buscar e garantir o resultado.

Japão
Entre os países onde o futebol é emergente, é o mais evoluído. Já sabe se posicionar em campo, aprendeu a fazer gol com jogada ensaiada e já apresenta leves traços de malandragem. Heranças da “Era Zico”. Não será um adversário fácil.

Dinamarca
A pior zaga da copa. Confessa mesmo! Um comentarista da TV disse que é difícil surgir bons jogadores na Dinamarca, já que o país é pequeno e passa seis meses embaixo da neve. Falta quantidade para gerar qualidade. Talavez ele tenha razão.

Camarões
Verdadeiros turistas na África do Sul. O Etoo, solitário, não conseguiu carregar o time todo nas costas.

Compactos da 3a rodada – Grupo F




Paraguai
Fez uma boa primeira fase e não perdeu pra ninguém. Apresentou uma boa defesa, especialmente o miolo de zaga e sofreu apenas um gol. Segue com prestígio.

Eslováquia
Uma zebra que ganhou uma, empatou uma e venceu uma. Um equilíbrio nivelado por baixo. A vitória sobre a Itália pode empolgar a seleção na segunda fase, mas a expectativa é baixa.

Nova Zelândia
Invicta, com três empates. Uma seleção que faz parte da copa porque a FIFA tem que colocar gente de todo tipo. Seria bom se eles praticassem somente rúgbi e outros esportes radicais.

Itália
Uma grande surpresa, infelizmente. A atual campeã sofreu nesses quatro anos com instabilidades na comissão técnica e com a falta de renovação do time. Vale lembrar que muitos jogadores de 2010 jogaram em 2006 e atualmente são reservas em seus clubes. A Itália não mereceu a vaga. Foram 3 jogos sem inspiração e nos últimos minutos da partida final, por pouco não operou um milagre. Uma seleção fria e acomodada, que nem de longe lembra a história da camisa Azzurra.

Compactos da 3a rodada – Grupo D




Alemanha
Tem um elenco renovado, mas é a Alemanha com o potencial de sempre e as características de sempre: paciência, disciplina e movimentação. Mecânica pura.

Gana
Salvou a pátria africana. Avançou ajudada por algumas coincidências, mas é bom ter um africano das oitavas. Não dá pra dizer que terá vida longa, porque a selva começa agora.

Austrália
Ganhou uma partida, empatou uma e perdeu a outra, mas jogou mal em todas. Um time veloz e truculento, mas sem perspectiva de bom futebol. Continua sendo um coadjuvante em copas.

Sérvia
Mais um europeu que decepciona. Bons jogadores em campo, mas não tem conjunto. Ganhou o jogo contra a Alemanha e provocou a ilusão de que poderia chegar mais além. Só ilusão. Terminar em último nesse grupo é muito pouco.