Cenas literárias. Textos cenográficos. Relações improváveis entre futebol e culturas inúteis. Ou mera imaginação.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Nota do autor

Não tenho respondido os comentários, mas tenho lido todos, diariamente. Obrigado pelas visitas, galera. Beijos e abraços.

O dia em que José Saramago morreu

Hoje morre o escritor. Mas também começa a eternidade.

Um Plasil no meu chá, por favor


Quem diria que a toda-poderosa e promissora Inglaterra, primeira nas eliminatórias européias, faria partidas como essa durante o torneio?

Foi um time sem atitude, sem recurso, sem interesse. Em determinado momento do jogo, a Argélia encurralou a Inglaterra. E a Argélia não tem time pra Copa do Mundo.

Muito, muito abaixo da expectativa.

...

Em tempo: A Seleção da Inglaterra foi vaiada pela sua própria torcida numa Copa do Mundo. Vaiada!!! Na presença dos rosados filhos do Príncipe Charles. Vaiada!!! Tapa na cara! Se os caras não tomarem vergonha, vai ser um vexame.

Bateram a carteira do Tio Sam


Foi a primeira “cagada” da arbitragem, daquelas que resolvem diretamente o resultado final. Se não fosse o juíz, os EUA ganhariam e a vitória, nas condições de hoje, seria um feito heróico.

Impressionante como a seleção americana não desiste do jogo. É um traço comum de suas atuações a situação do placar adverso. E ela sempre busca o resultado. Isso exige um time de bons atletas, pra jogar 90 minutos e disputar até o final.

Os EUA vão para a segunda fase por merecimento e serão adversários difíceis pra qualquer seleção. É a melhor seleção americana (não que isso seja brilhante, mas evolutivo) de todos os tempos.

...

Em tempo: O futebol virou assunto político nos EUA. Alguns congressistas acusam o governo de “obrigar” o país a gostar do esporte. Existe a possibilidade de tornar obrigatório nas escolas públicas a prática do “soccer”. A discussão, séria ou não, está aberta.

Torcedores ditadores


Lá do inferno, Adolf Hitler e Slobodan Milosevic assistiram o jogo. Trecho da resenha:

Hitler - Essa é a seleção mais multirracial que a Alemanha já teve. Olha aí no que deu. No meu tempo não era assim.

Milosevic - É a primeira vez que esses filhos da puta disputam com esse nome. Se eu tivesse ganhado a guerra...

Hitler - Olha esse negão. Cacau. Ainda tenho que torcer pra esse cara resolver. Tem um jogador com nome de Mario Gomes. É o fim do mundo.

Milosevic: - O avô desse goleiro foi meu General na guerra contra a separação do país. Agora esse garoto ta aí, do outro lado, virando herói deles.

...

Em tempo: A graça do futebol é sempre existe a chance. Tem jogos que é 50% pra cada lado. Tem outros que é 99 pra 1. O fato é que se a Alemanha jogar mais 10 jogos com a Sérvia, ganha 9. A bola não entrou porque não era o dia. Acontece...

O Ronaldão gostou da expulsão do Klose, aposto. O gordo está secando o cara pra não perder o recorde de gols em copas.