Cenas literárias. Textos cenográficos. Relações improváveis entre futebol e culturas inúteis. Ou mera imaginação.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Meu candidato a Santo



"Éramos uma feia lagarta e viramos uma bela borboleta"

Essa foi a mais simbólica frase que o Arcebispo Desmond Tutu, eufórico como nunca, pronunciou durante seu discurso na festa de abertura oficial da Copa 2010. São palavras definitivas.

Definitivas como as mudanças que estamos assistindo. Não há como ter certeza do que vem pela frente, porque essa copa é muito mais do que uma copa. Mas é possível dizer que a realização da Copa na África é um milagre.

Um milagre que tem absoluta relação com a trajetória de Nelson Mandela. Se não fosse por ele, nada disso estaria acontecendo. Um homem que dedicou sua vida lutando contra a opressão de seu povo. O Apartheid. E venceu.

Lutar e sofrer tanto por uma causa de milhões, desde sempre, é um milagre. Isso é um dos tipos de amor, não tenha dívida. Amor intenso e desmedido. Uma vida digna de uma Bíblia, um Torá ou um Corão. Ou de um Prêmio Nobel Celestial.

O mundo inteiro está olhando para Nelson Mandela. Um dos homens mais admiráveis da história da humanidade. Um herói iluminado para sua missão. É visível a doçura do seu amor e a energia de sua vida, mesmo agora, com idade avançada e saúde frágil.

Penso que Deus segurou ele na Terra até aqui para que ele mesmo testemunhasse sua canonização. A partir de agora esse homem é santo.

...

Em tempo: Dizem que Desmond Tutu mora na mesma rua que Nelson Mandela. Não existe outro lugar do mundo com dois ganhadores de Prêmio Nobel da Paz na mesma rua. Duvida que isso pode ser outro milagre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário