Cenas literárias. Textos cenográficos. Relações improváveis entre futebol e culturas inúteis. Ou mera imaginação.

domingo, 27 de junho de 2010

A fábrica de qualidade


Lá vem os alemães bons de bola, a Seleção Imperatriz, o futebol imperativo...Sim, quem manda aqui sou eu.

Os alemães vencem como se só soubessem fazer isso. Mostram-se melhores, mais vigorosos, mais frios, mais precisos. É uma escola de futebol dentre as mais competitivas, sempre. Foram 12 semifinais, 7 finais e 3 títulos. Uma história de muitas vitórias, em muitas gerações e épocas.

Sempre comparo os alemães a um carro Mercedez-Benz. Acho um exemplo que combina com o que vejo deles. Penso que a Mercedez não questiona a qualidade para montar seus carros. Ela procura fazer o perfeito e, se isso tem custo, vende pelo preço que vale. Nunca tive um, mas posso imaginar que quem paga fica feliz.

A Mercedez-Benz de hoje foi cor de platina. Impávida, segura e confortável.

O primeiro gol, depois de uma cobrança de tiro de meta, é como se fosse um esportivo que faz de 0 a 100km/h em 5 segundos. O atacante deu uma ombrada no zagueiro e chegou na frente, um carro possante, que simplesmente dispara, mas pára no lugar certo.

O quarto gol foi um contra ataque imperdoável. Um lançamento de 40 metros, um jogador que saiu do campo de defesa e voou como nunca e uma inteligência para fazer o certo que exige engrenagens eficientes. É uma curva a 200km/h debaixo de chuva. Os engenheiros alemães já pensaram nisso, fique tranqüilo.

Tem o Muller, que funciona como um computador de bordo dos melhores do mundo, uma conexão de sensores que pensam no gol. E o Ozïl é um turbo compressor que, quando acionado, sobe o giro do motor.

O fato é que depois de leves derrapagens na primeira fase, a Alemanha passou a curva da dúvida e está com a Argentina na reta. E o Klose tá no vácuo do Ronaldão (um Dojão nessa comparação).

...

Em tempo: A Inglaterra teve uma saída digna. Depois dos tropeço e riscos da primeira fase, perdeu jogando bem. E o lance polêmico deu um certo alento aos Hooligans e aos Cavaleiros da Rainha.

O mundo da bola também gira

Intrigante o fato de que o confronto entre Alemanha e Inglaterra tenha recebido dois raios no mesmo lugar, 44 anos depois. Dois gols duvidosos e duas dúvidas parecidas. Duas bolas na trave que viraram discussão. Valeu ou não valeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário