Cenas literárias. Textos cenográficos. Relações improváveis entre futebol e culturas inúteis. Ou mera imaginação.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fim da primeira rodada


O pior já passou (espero). A primeira rodada em qualquer copa sempre fica abaixo das expectativas.

O saldo até agora foi de jogos mornos. Não houve nenhum brilhantismo, nenhum craque, nenhum golaço, nenhuma polêmica. Por exemplo, a média de gols é a pior de todos os tempos: 1,56 por partida. Até agora, a arbitragem não atrapalhou nada.

O que traz esperança de jogos melhores é o fato de que muitas seleções já começam a decidir sua presença nas oitavas a partir de hoje. Quem perdeu, tem que se virar. Quem empatou, precisa ganhar. Quem ganhou, não pode dar chance para os adversários equilibrarem a pontuação. Isso fará os jogos serem mais objetivos e disputados.

No palpite do bolão, é possível dizer que 3 seleções mostraram que podem chegar a final: Alemanha, Argentina e Brasil (nessa ordem). As outras ainda são incógnitas. Até agora, alguns jogadores se candidataram a heróis nacionais: Messi (que pode carregar o titulo nas costas), Klose (se bater o recorde dos 15 gols) e Robinho (que amadureceu muito e chama a responsabilidade para si).

A organização da Copa da África tem sido elogiada e não houve nenhum incidente importante até agora. O temor da FIFA com relação à baixa venda de ingressos não se confirmou e todos os jogos tiveram bom público. A segurança também não foi severamente testada e o atentado terrorista no jogo EUA x Inglaterra não aconteceu. O único incidente foi a expulsão de 25 holandesas do estádio. Elas foram acusadas de publicidade irregular. Parece que estavam vestidas com roupas que estampavam sutilmente a marca da Heinekein. Posso imaginar que deveriam ser tão gostosas quanto a cerveja.

As vuvuzelas já começaram a sofrer restrições. Já era esperado, Ninguém agüenta aquilo.

(foto: fifa.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário